sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Conceito Currículo e TIC

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

Existe uma grande contradição no que é proposto para o que é trabalhado nas escolas dentro do que é currículo. Na maioria caracteriza-se pela fragmentação, pela descontextualização e pela irrelevância, onde cada disciplina é trabalhada fora de um contexto histórico.
No desenvolvimento curricular, formar alunos reflexivos implica em uma prática docente reflexiva. Nessa condição é necessária uma inovação constante das atividades propostas, com o uso das tecnologias melhora a aptidão para realização das mesmas, tornando motivador à busca do conhecimento. Quando bem utilizadas os alunos têm interesses comuns. Existe uma grande necessidade de integrarmos as tecnologias ao currículo escolar e para que isso aconteça é imprescindível a atualização da formação do professor para que de fato aconteçam as mudanças. As tecnologias tornam o currículo mais dinâmico e enriquecem ambientes de aprendizagem, onde o aluno interagindo pode construir seu conhecimento, aprendendo e desenvolvendo o raciocínio.
Para desenvolver projetos no âmbito do currículo é necessário ser integrado às outras disciplinas, pois só assim teremos uma visão da importância do trabalho interdisciplinar. È importante destacar que atividades em que os alunos devem criar fazer uma produção, para apresentar, utilizando recursos tecnológicos, proporcionam maior interesse e interação, utiliza melhor sua criatividade. Assim os resultados melhoram na educação.

Um comentário:

  1. Olá Deusina, que prazer te ver interagindo com as tecnologias e fazendo valer na sua prática pedagógica. Através dos conceitos elaborados aqui no Blog, percebi que você compreendeu de fato a importância e a relevância das tecnologias no processo curricular. De fato as tecnologias uma vez aliada ao currículo só vem a melhorar e inovar a proposta do trabalho pedagógico.

    Parabéns pela sua caminhada que de certa forma para você não foi fácil, contudo foi enriquecedora.

    Um abraço.

    ResponderExcluir