sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Projeto: Poetas na Escola

Escola Municipal Profº Adélia Aguiar Barbosa
Série: 1º ao 5º ano
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Deusina de Assis Cruz
Projeto: Poetas na Escola

Dados do projeto

O que o aluno poderá aprender com este projeto.
Neste projeto, o aluno evidenciará que leitura e escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade em que vivemos, com o uso das tecnologias será mais significativo o aprendizado, instrumentos esses necessários para a compreensão e a realização da comunicação do homem na sociedade contemporânea. Bem como, desenvolver além da criatividade, o senso crítico com os seguintes objetivos:

1- Aumentar a familiaridade dos alunos com poemas;
2- Desenvolver a vontade de ler poemas e fazer dessa leitura um hábito de lazer e conhecimentos;
3- Despertar no aluno as questões: Onde? O quê? Como? E por quê ler?
4- Perceber o cuidado com a rítmica na leitura de poemas;
5- Produzir textos a partir da leitura de poemas;
6- Desenvolver a habilidade de ouvir poemas; e
7- Criar poemas.

Duração das atividades

2(duas) semanas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor é interessante que seus alunos já leiam pequenos textos, porém caso sua turma tenha aluno que ainda não lê com compreensão, ou seja, apenas decodifica, acompanhe-o de perto e aproveite as atividades propostas no computador para desafiá-lo em suas hipóteses.


Consideração Inicial

Esse Projeto será efetivado com os alunos, cujo tema escolhido foi “Poetas na Escola”. O tema tem o objetivo de trazer para a criança o gosto pela leitura e a produção de textos.
A escolha do tema veio da necessidade em trabalhar leitura de poema de um modo geral, clássicos e não clássicos, que atende as questões no incentivo à leitura, a construção de textos poéticos, exercícios gramaticais. Um assunto capaz de despertar no aluno o interesse a conhecer a poesia em sua construção, forma e estilo. Que desperte também a construção de poesia, fazendo surgir nesse meio os artistas escritores e poetas que acreditamos ter em cada um de nós.
A criança irá apreciar, se deliciar e se surpreender com estas atividades, percebendo que a leitura e a arte abrem caminhos para a conscientização sobre fatos atuais e de todos os tempos. E que ainda mais, a leitura faz parte da bagagem necessária para escrever bem, comunicar-se bem, viver bem. Com um recurso a mais, ou seja, as tecnologias facilitará a compreensão.

Estratégias e recursos da aula

As atividades serão desenvolvidas através de oficinas. Cada oficina corresponde em apenas uma aula, sendo distribuídas da seguinte forma:

Oficina 1: Reconhecendo poemas.

• Conversar com os alunos sobre “O que é poema”;
• Apresentar o poema... (usando computador e data show)
• Os alunos deverão pesquisar na internet um poema qualquer e copiá-lo no caderno (pedir para anotar o nome do autor);
• Bate-papo. Pedir para alguns alunos comentarem o que leram e entenderam do poema.

Oficina 2: Sabendo um pouco mais sobre poemas.

• Entregar cópia xerocopiada da poesia... e o exercício seguinte:

Como sabemos que esse texto é um poema?

Por que é diferente de uma notícia de jornal ou de um conto de fadas?

Qual é o assunto do poema?

O que os poemas podem dizer afinal?

Quantas estrofes há no poema?

Quantos versos há em cada estrofe do poema?

Pesquisar na internet ou no dicionário e anotar no caderno, o conceito das palavras poema e poesia.

Explicar o que é: verso, estrofe, rimas, poema, poesia.

• Bate-papo.

Você gosta de poema?

Sabe o nome de algum poema?

Sabe o nome de algum poeta?

Tem algum poema preferido?

Oficina 3: Ouvindo e lendo poemas e conhecendo um pouco mais sobre poemas.

Familiarizar o grupo com poemas consagrados da literatura brasileira.
• Organizar a sala em grupos com 3 ou 4 alunos;
• Distribuir cópias dos poemas selecionados. Cada grupo lerá um único poema de cada vez e um aluno escolhido irá à frente contar aos outros grupos o que leu.
• Em seguida fazer em forma de rodízio com que os poemas selecionados circulem todos os grupos. Assim todos os alunos terão o privilégio de conhecer poemas considerados clássicos. Exemplo: Infância (Carlos Drummond de Andrade), Na Minha Terra (Álvares de Azevedo), Cidadezinha (Mário Quintana), Pátria Minha (Vinicius de Moraes), Canção do Exílio (Gonçalves Dias).

Oficina 4: Brincando com emoções e palavras (rimas).

Sensibilizar o aluno para perceber e identificar rimas no poema e assim criar suas próprias rimas.
• Distribuir cópia xerocopiada do texto “Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz (pode ser outro);
• Pedir para citarem, desenharem ou escreverem coisas do dia-a-dia que os deixam felizes (insistir para observarem as pequenas coisas e não as grandes coisas);
• Conversar com os alunos sobre o texto: o que acharam, o que sentiram, etc;
• Falar sobre rimas e assimilar com eles as rimas do poema;
• Em grupo com 3 alunos pedir pra produzir um texto no “Microsoft Word” com suas “duas dúzias de coisinhas à-toa que os fazem felizes”. Incentivar o uso de rimas;
• Depois de pronto cada grupo lerá para a turma o texto que produziram.

Oficina 5: Brincando um pouco mais com palavras: rimas e repetições.

• Pedir para pesquisarem no dicionário o significado de rima e repetição;
• Perguntar aos alunos se conhecem a quadra em poemas;
• Passar em data show as quadras seguintes para serem trabalhadas as rimas;

Não sei se vá ou se fique
Não sei se fique ou se vá
Ficando aqui não vou lá
E ainda perco o meu pique
Ô seu moço inteligente
Faça o favor de dizer
Em cima daquele morro
Quanto capim pode ter?

• Produção de texto. Individualmente o aluno produzirá uma quadra poética usando rimas;
• Mostrar também que existem outras formas de brincar com as palavras como fez Manuel Bandeira com o poema “A onda”.
A onda
a onda anda
aonde anda
a onda?
a onda ainda
ainda onda
ainda anda
aonde?
a onda a onda.

Esse poema de Manoel Bandeira é considerado sonoro e musical.
Questionar:
• Qual é o som que se repete?
• Qual a palavra se repete? Posso ouvir som das ondas?
• Ensinar aos alunos que os efeitos de sons num poema se fazem com a repetição de palavras. Mas o estudante deve prestar atenção que ao criar um poema precisa se preocupar não só com a sonoridade, mas também em formar um texto com sentido para o leitor.

Oficina 6: Acróstico

• Distribuir cópia do acróstico do poema popular Patativa do Assaré.

Posso dizer que cantei
Aquilo que observei
Tenho certeza que dei
Aprovada a relação
Tudo é tristeza e amargura
Inteligência e desventura
Veja, leitor, quanto é dura
A seca no meu sertão

• Cada aluno deverá produzir um acróstico com seu nome e falar de si;
• Preparar um mural com esses acrósticos.

Oficina 7: Recordando o que vimos e ouvimos.

• Fazer uma breve recordação do que foi trabalhado no projeto;
• Ponto máximo do projeto: produção individual de um poema;
• Conversar com os alunos sobre alguns temas que dariam bons poemas.

Relembrar que a rima pode dar aos poemas um charme a mais.
• Produção dos textos;
• Correção;
• Aperfeiçoamento dos textos;
• Elaboração de mural para a exposição dos poemas.


Observações

Todo material utilizado deverá ser selecionado previamente com a participação dos alunos. A aceitação e o envolvimento com o projeto acontecerá de forma entusiasmada, proporcionando prazer e uma releitura do seu papel dentro da comunidade escolar.


Avaliação

O processo avaliativo é uma etapa fundamental em qual atividade, sendo assim, durante todo o processo, observe as colocações dos alunos e considere todos os problemas levantados, explicando ou demonstrando o porquê da escolha certa.

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