sexta-feira, 21 de maio de 2010

O que é hipertexto?

Uma das grandes preocupações que eu tive em escrever sobre hipertexto é não perder o foco, não alterar o sentido, contudo tive que buscar e compreender as principais características do mesmo.
Entender os dispositivos por meio dos quais os textos são expostos, especialmente os Web-pages de sites, foi o ponto inicial de motivação para estudar o hipertexto, depois é claro da proposta de atividade do curso. O que ficou compeedido é que hipertexto trata-se não só de um artifício gráfico, mas de uma maneira diferente de leitura alterando o modo de os usuários raciocinarem. O hipertexto permite à interatividade a navegação contínua sem limite de espaço físico e de margens. É uma linguagem padrão para os documentos em sistemas Web, onde a informação é referência, ou seja, mantém uma conexão dinâmica com o conhecimento.
Gostei de fazer a busca que foi além do ler, foi aparentemente comparável ao manuseio de uma obra referência, como uma enciclopédia, por exemplo. Portanto, a interatividade na forma eletrônica do hipertexto é maior e com mais recursos, uma vez que a informação não se esgota em uma ou algumas unidades físicas, sem contar que o bit usa menos espaço em seu suporte ou meio de registro que a palavra impressa, permitindo substituir as estruturas clássicas arborescentes da informação por estrutura mais ricas e mais complexas, organizadas em rede, mostrando um meio infinito de caminhos, abertos a todas as navegações e interligando múltiplos objetos.
Portanto a leitura que faço do hipertexto é que por meio de um novo meio de informação, o digital, e de um novo elemento na comunicação, o sinal, tem potencialidades dantes jamais imaginadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário